Boa tarde, como vocês estão?
Espero que tenham passado o ano bem!
Por aqui foi tudo normal, tem coisas pra reclamar e outras pra agradecer, igual todo mundo, faz parte.
PORÉM, esse ano começou com algo muito massa!
Fui convidado pelo pessoal da Folhinha para ilustrar uma dupla bem divertida e a também a capa! Demais né?
Resolvi falar um pouco dela aqui, mas não do sentimento de fazer, mas sim do processo, já que faz tempo que não faço isso.
Espero que curta!
Algumas pessoas me perguntaram sobre como foi fazer essas ilustrações, então achei que mais gente poderia curtir um pouco saber também. Vou tentar ser bem sucinto e pouco prolixo. Então vamos lá!
Materiais
Sulfitão estilo Chamequinho A3
Lapiseira 0.9
Lapiseira 2.0 com grafite amarelo
Lapiseira 0.7 da Pentel
Fountain Pen da Pentel, da tampinha azul
Ipad / Computador
Interna
Como eu já sabia que íamos ter que fazer uma ilustração que fosse caótica e ao mesmo tempo entendível, o melhor caminho foi rascunhar tudo em escala 1:1, bem solto e preenchendo espaços mesmo.
De cara eu pensei em refinar tudo bonitinho com a mesa de luz e tal, mas sinto que meu estilo funciona melhor quando é mais solto e decidindo as coisas com a tinta, mais do que o lápis em alguns casos, então desisti na primeira metade do rascunho.
Usei a mesa de luz na folha da esquerda (imagem 02) que eu tinha refinado e a folha da direita foi no rascunho solto mesmo (imagem 01). Não tem muito mistério, fui definindo durante, mudando umas coisas conforme foi surgindo na cabeça. Basicamente as coisas com o amarelo de fundinho eu decidi na hora. E o avião colado em cima em um papel vagabundo eu fiz depois pq sabia que isso seria o apoio para o título. Se você reparar eu deixei o centro meio que livre, já que meu escaner é A3, não queria ter que ficar fazendo remendos. Eu odeio papel grande e esse é um dos motivos.
Elementos adicionais: Aqui eu coloquei umas firulinhas pra preencher melhor os espaços da etapa anterior. Imprimi tudo que foi arte finalizado em azul e desenhei em vermelhinho porque o grafite amarelo tinha acabado.
Depois de escanear eu e a Carol colorimos no Photoshop, ela me ajudou muito a definir alguns elementos base como peles e roupas e em seguida eu complementei com detalhes como os pixos no castelo, detalhes nas roupas e etc.
Capa
Aqui eu já fui mais solto no rascunho, não lembro se mandei pro pessoal aprovar ou não, mas é isso daí, acho que dá pra enxergar o ratinho.
Como era a capa, eu quis refinar no Ipad pra evitar ter erros em composição que precisassem de ajuste rápido. Pra minha sorte o pessoal aprovou essa ideia e seguimos.
Após aprovado, eu imprimi o traço feito na etapa anterior em azul, assim ficaria mais fácil de limpar no escaner. Joguei a tinta.
Também fiz um título mais refinado no caderninho e adicionei depois.
Cor e resultado final no Photoshop, não tem muito segredo também não.
Se tiver alguma duvida pergunta ai nos comentários, email, me chama no instagram, o que for melhor pra você.
Ainda to descansando dos quadrinhos, mas logo tem novidades de No Meio Fio e outras coisas mais que tenho planejado e esse ano eu aparentemente tomei coragem.
Fica de olho e conta pros amigos!
Obrigado sempre!✌️
amei muito o post! adoro saber da parte tradicional mesclada como digital, queria que meu processo fosse mais misto também, mas ainda tô muito no digital por conta da praticidade de ajustar. vou adorar sempre que tiver temas assim ❤️
Mano, eu tava loco pra entender o processo de ilustradores, sou designer e nos últimos anos trabalho só com produto digital, mas minha paixão sempre foi o desenho/ilustração/quadrinhos, mas sempre fiquei na dúvida se meu processo faz sentido, e vendo o teu, acho que faz sim kkkkkk
Abração!